Imagem capa - Por que nós fotografamos tanto? por carlos henrique da silva
Inspire-se

Por que nós fotografamos tanto?


A fotografia fez e faz parte da vida de muitas pessoas ao redor da terra. Vivemos em uma era digital onde temos a facilidade de fotografar a qualquer hora e lugar. Com isso os apaixonados por fotografia podem se sentir imensamente afortunados, pois em um ciclo vicioso podemos fotografar e já editar, salvar, imprimir e até postar em redes sociais.


Fotografamos de tudo, nossa família, nossas refeições, a natureza ao nosso entorno, nosso querido animal de estimação e todos nós de alguma forma nos sentimos tocados pela fotografia. Mas porque nós fotografamos tanto?





Veja este ensaio completo clicando aqui: Carlos Silva

A fotografia possui vários parâmetros de representatividade. Para alguns funciona como uma válvula de escape, se torna uma ótima maneira de passar um tempo longe da correria diária e poder retomar algum momento mágico vivido anteriormente. Já para outros se torna parte de uma engrenagem de sobrevivência é um oficio, ser fotógrafo é sua paixão. A fotografia os transformam em contadores de histórias, já que essa profissão exige estudo e preparo como todas as outras. Um fotógrafo profissional deve ser capaz de extrair sentimentos, emoções do momento fotografado, nele contém uma responsabilidade imensa no sentido de registrar um momento único. Sensibilidade e dedicação serão requisitos básicos para a composição de uma história.
 
Mas seja qual for o desígnio da sua fotografia e seu envolvimento com ela, o ato de clicar deverá ter sempre por objetivo o congelar, o eternizar momentos. Na nossa jornada diária corremos tanto que o dia passa tão rápido que não percebemos, e quando nos damos conta o dia acabou e já não nos lembramos de quase nada que vivemos. Mas, seja através da câmera ou até mesmo o celular nós podemos preservar alguns momentos e mais tarde olhamos para fotos tiradas e nos lembramos de histórias para compartilhar com a família e amigos, conseguimos também guardar cada pedacinho da nossa vida, nossos feitos, momentos vividos para as gerações futuras. Sim a fotografia é capaz de trazer tudo de volta ela e capaz de trazer de volta uma fração de segundo do tempo no qual ainda existe muito a ser lembrado e jamais esquecido.





Veja este ensaio completo clicando aqui: Carlos Silva

A fotografia é capaz de fazer com que a próxima geração não apenas escute histórias e sim que tenham registro e se sintam parte de uma vida fotografada. A história de sua infância, adolescência, namoro, casamento, gravidez, nascimento do bebê, viagens, experiências, refeições, família, amigos, trabalho e muito mais através das imagens que hoje fazemos. Seria como olhar através da janela e relembrar o exato momento, a emoção, a lembrança vivida naquele dia. E gerações futuras poderão ver como foi bom fotografar, como é bom fotografar, como é bom ter um pedacinho de nossa vida registrado, guardado, eternizado.





Veja este ensaio completo clicando aqui: Carlos Silva

Por fim, a simples verdade é que um momento capturado nos fará pessoas verdadeiramente felizes. E a longo prazo, conseguirá trazer lembranças maravilhosas de tempos já passados, o que importa é que esse pequeno momento em sua vida te trará felicidade novamente quando tiver o simples gesto de abrir uma imagem fotografada e lembrar.... Apenas fechar os olhos e relembrar.


Por que nós fotografamos tanto? Porque sentimos uma 

felicidade extraordinária em fazê-lo. <3